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Protagonismo na Educação: metodologias e estratégias de aprendizagem

Protagonismo na Educação: metodologias e estratégias de aprendizagem

O curso de formação se justifica pela real necessidade de se fortalecer a formação continuada de professores dadas as demandas atuais de ressignificação dos procedimentos de ensino nas escolas da educação básica no Brasil. Os resultados obtidos nos últimos anos nas avaliações externas aplicadas pelo MEC têm apresentado resultados não muito satisfatórios em algumas instituições de ensino. Tal resultado, a nosso ver, tem sido o fruto da não atualização dos professores no que diz respeito as novas metodologias de ensino que emergem a partir das pesquisas em educação que consideram o atual contexto contemporâneo com suas tecnologias e afetos como necessários para o processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, lançamos mão do principal objetivo deste projeto que é o de colaborar para a formação continuada dos professores de escolas públicas municipais na cidade de Jacarezinho – PR e região. Acreditamos no grande impacto e transformação que um curso dessa natureza possa trazer aos envolvidos dada a carência de formação de professores nas escolas. Para atender as inúmeras demandas da escola contemporânea e em cumprimento à missão e aos valores do IFPR que é, dentre tantos outros, “promover a educação profissional e tecnológica, pública, de qualidade, socialmente referenciada, por meio do ensino, pesquisa e extensão, visando à formação de cidadãos críticos, autônomos e empreendedores, comprometidos com a sustentabilidade.” surge a necessidade de se desenvolver junto ao projeto de extensão que leva  o título SUPERAÇÃO IDEB: a educação integral no cotidiano da escola o curso de formação continuada que se justifica pela real necessidade de se fortalecer a formação continuada de professores, como já mencionamos, de acordo com as demandas atuais de ressignificação dos procedimentos de ensino nas escolas da educação básica no Brasil. Sendo assim, fundamentada nas principais referências acerca da metodologia de projetos, por uma perspectiva educativa que tem como uma de suas principais bases epistemológicas a teoria do conhecimento desenvolvida por John Dewey durante a primeira metade do século XX, justificamos nossa inclinação epistemológica para a construção desse curso de formação continuada.

 

Pré-requisitos:

Licenciatura e qualquer área do conhecimento

Forma de Oferta:

Formação continuada – FIC – EAD

Carga horária total do curso:

160h

Área do Conhecimento:

Educação

Quantidade de Vagas:

55

Turno de oferta:

EAD – ensino híbrido

Regime Escolar:

Modular

 Duração:

6 meses

 Objetivos do Curso:

Colaborar para a formação continuada dos professores das escolas públicas de Jacarezinho PR e adjacências proporcionando ressignificações na prática pedagógica.

Promover reflexões na formação continuada dos professores participantes sobre novas metodologias de trabalho na atualidade;

Promover discussões sobre o trabalho com a cognição e afetividade em projetos de ensino;

Proporcionar reflexões sobre as práticas pedagógica alicerçadas em documentos oficiais como a BNCC; Promover momentos e trocas de experiências acerca da utilização de novos métodos de ensino;

Perfil Profissional:

Vale considerar, diante dos objetivos apresentados que em contextos cada dia mais marcados por avanços da tecnologia em que com uma frequência cada vez maior as crianças e jovens encontram-se inseridos em espaços virtuais para comunicação e convivência social, torna-se urgente que a escola procure encontrar meios capazes de minimizar a distância entre o que se propõe por ela e o que se espera dessa instituição, por parte dos alunos. O atual cenário nacional, com redução de gastos, minimiza as possibilidades de investimentos na educação, o que prejudica sobremaneira as possibilidades de formação continuada de professores nas escolas públicas impedindo assim reflexões sobre novos espaços escolares e novos métodos de trabalho que possam colaborar para uma convivência mais harmônica entre professores e aluno e que possam trazer resultados satisfatórios no ensino e na aprendizagem. Assim, a proposta aqui apresentada, tendo como objetivo colaborar para a formação continuada dos professores das escolas públicas municipais, estaduais ou privadas, pretende dar atenção à formação dos docentes com vistas a minimizar os baixos rendimentos dos alunos das escolas possibilitando resultados satisfatórios não só na aprendizagem dos conteúdos científicos previstos no currículo escolar, mas no que diz respeito a formação integral dos discentes, uma vez que compreendemos que a cognição e a afetividade estão interligadas e são importantes para o processo de escolarização. Sendo assim, utilizaremos referências que possam nos ajudar a desenvolver um trabalho interdisciplinar que colabore para estratégias de ensino que valorizem os conteúdos aliadas às questões que dizem respeito às emoções. Com as ações de formação às quais estamos propondo neste curso, pretendemos dar visibilidade aos resultados e ao trabalho desenvolvido à comunidade acadêmica local, possibilitando transformações não apenas aos professores e alunos das escolas, mas a todos os docentes lotados nas Secretarias Municipais e estaduais de Educação participantes bem como pretendemos divulgar o trabalho e resultados nos eventos científicos regionais. O curso Protagonismo na Educação visa à capacitação de licenciados, professores da rede de ensino pública e privada e bacharéis e 14 tecnólogos desenvolvendo suas capacidades de liderança para promover o uso de Tecnologias, Práticas Pedagógicas Diferenciadas e Métodos Alternativos de Ensino, para o aprimoramento das suas habilidades docentes, possibilitando a sua adoção no processo ensino-aprendizagem e contribuindo para uma maior efetividade, competitividade e produtividade no ensino brasileiro de acordo com as demandas da educação atual. Busca-se contribuir com a formação de um profissional ético, criativo, crítico, reflexivo, autônomo, ciente e promotor do desenvolvimento de saberes, competências e habilidades relacionadas, principalmente, ao ensino básico, comprometido com o desenvolvimento do contexto social em que está inserido. Nesse sentido, o egresso deverá saber identificar, selecionar e aplicar, de forma eficiente e eficaz, com princípios éticos, recursos pedagógicos que possam proporcionar resultados positivos na prática docente, sob os pontos de vistas pedagógico, tecnológico e social. Para isso, o egresso do curso Protagonismo na educação terá como base uma formação pautada pelos princípios de uma boa gestão escolar, na perspectiva de inovação e consciência coletiva, aliada a uma formação em tecnologia da informação.

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