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CPA – Comissão Própria de Avaliação

O que é uma CPA?

A lei nº10.861 de 14 de abril de 2004 instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e, em seu artigo 11, consta:

Cada instituição de ensino superior, pública ou privada, (…) constituirá Comissão Própria de Avaliação – CPA, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP, obedecidas as seguintes diretrizes:

I – constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos;

II – atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

A Resolução CONSUP/ IFPR nº38, de 04 de outubro de 2021 é o atual regimento da Comissão Própria de Avaliação, e caracteriza a CPA, em seu Art. 3º da seguinte forma:

A CPA do IFPR tem por finalidade o planejamento, o desenvolvimento, a coordenação e a supervisão da Política de Avaliação Institucional, definida nas legislações pertinentes e nas deliberações exaradas pelo Conselho Superior do IFPR (Consup).

Como é a CPA no IFPR?

De acordo com os Arts. 4º e 5° da Resolução CONSUP/ IFPR nº38:

Art. 4º A CPA terá a seguinte organização administrativa:

I – CPA Central;

II – Secretaria Administrativa;

III – CPA Local. 

Art. 5º A CPA Central é designada por Portaria da Reitoria do IFPR, com a
seguinte composição, por segmento de representação:
I – 3 (três) representantes do corpo docente e seus respecƟvos suplentes, indicado por
seus pares;
II – 3 (três) representantes do corpo técnico-administraƟvo e seus respecƟvos suplentes,
indicado por seus pares;
III – 3 (três) representante do corpo discente e 1 (uma) suplente, indicado por seus pares;
IV. 2 (dois) representantes da sociedade civil organizada e um suplente, indicados pelo
Consup

Como é a CPA nos Campi?

De acordo com o Art. 6º da Resolução CONSUP/ IFPR nº38:

Art. 6º A CPA Local será designada por Portaria da Direção Geral Campus e terá a seguintes composição por segmento de representação:

I – 2 (dois) representantes do corpo docente e seus respectivos suplentes, indicado por seus pares;

II – 2 (dois) representantes do corpo técnico-administrativo e seus respectivos suplentes, indicados por seus pares;

III – 2 (dois) representante do corpo discente e um suplente, indicados por seus pares;

IV – 2 (dois) representantes da sociedade civil e um suplente, indicados pelo Colégio de Dirigentes do Campus – Codic

Quem é a CPA no Campus Jacarezinho?

A CPA Local do Campus Jacarezinho foi instituída pela Portaria n°45, de 09 de maio de 2022 pela Direção Geral e tem a seguinte composição:

David (representante docente titular/ Presidente)

Pedro (representante docente suplente)

André Pires (representante docente titular)

Gustavo Bazan (representante docente suplente)

Marcos (representante TAE titular)

Jeferson (representante TAE suplente)

Moisés (representante TAE titular)

Ana Maria (representante TAE suplente)

Maira Pupa Dolce (representante discente titular)

Theodora Ribeiro (representante discente titular)

Maria Elise Nascimento Hosoume (representante discente suplente)

Roberto Potzik Júnior (representante da sociedade civil titular)

Selma Maria Ambrósio (representante da sociedade civil suplente)

Como acessar os documentos produzidos pela CPA?

O que é produzido pela CPA Central pode ser acessado pelo link: https://reitoria.ifpr.edu.br/institucional/o-instituto/comissoes/cpa/

Por sua vez, a CPA Local possui um repositório por meio de processo no Sistema Eletrônico de Informação (23411.016290/2022-91), mas também disponibiliza no próprio site institucional do IFPR Campus Jacarezinho.

O que é avaliado?

O instrumento de avaliação institucional elaborado pela CPA Central busca contemplar a as dimensões e indicadores do SINAES e organiza a coleta de dados na seguinte estrutura:

Planejamento e Avaliação Institucional;

Desenvolvimento Institucional: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); Responsabilidade Social da Instituição;

Políticas Acadêmicas: Política de Ensino, Pesquisa e Extensão; Comunicação com a Sociedade; Política de Atendimento aos Discentes;

Política de Gestão: Política de Pessoal; Organização e Gestão da Instituição; Sustentabilidade Financeira;

Infraestrutura.

Documentos produzidos pela CPA Local

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