IFPR
contra Covid-19

Olá! Seja bem-vindo(as) à página da Comissão Local de Prevenção e Controle do Contágio por COVID-19 do Campus Jacarezinho.

 

  A Comissão Local COVID-19 do Campus Jacarezinho (PORTARIA Nº 95, DE 22 DE OUTUBRO DE 2021) foi criada com o objetivo de construir ações estratégicas de prevenção e de combate à COVID-19 em nossa comunidade, bem como de assessorar e orientar a Gestão pedagógico-administrativa, com base em análises estatísticas da doença na região e em estudos das condições estruturais do Campus, na preparação para um retorno responsável e seguro às atividades presenciais.  A Comissão Local COVID-19 já produziu e publicou uma série de documentos importantes que podem ajudar você a compreender melhor o nosso trabalho, os protocolos de segurança, as fases progressivas de nosso Plano de Ação Local e as perspectivas que foram construídas para viabilizar nosso retorno ao modelo presencial de atividade.  

 

Acesse os links abaixo e conheça os documentos: 

 

  1. Portaria nº 95, de 22 de Outubro de 2021

Este documento institui a “Comissão Local de Prevenção e Controle do Contágio por COVID-19” do Campus Jacarezinho, define seus membros e atribui suas funções em relação ao enfrentamento e à prevenção ao Coronavírus.

 

  1. Plano de Ação Local

Este documento norteia todas as ações do Campus e da Comissão Covid-19 rumo ao modelo presencial de trabalho. É o principal instrumento de direcionamento dos trabalhos desenvolvidos. Nele constam todas as fases pelas quais a comunidade escolar passará, gradualmente e com cautela, até atingir a “fase 5”. Constam também as diretrizes de rotina e atividades de cautela, tendo em vista os protocolos de segurança.

 

  1. Portaria nº 102, de 05 de Novembro de 2021

Este documento autorizou a passagem do Campus para a “Fase 2” do Plano de Ação Local e o retorno das atividades acadêmicas e administrativas essenciais de forma presencial no Campus, de acordo com os protocolos de cuidado.

 

  1. Comunicado da Comissão Local Covid-19: Fase 3 e Fase 4 do Plano de Ação Local

Este documento foi elaborado pela Comissão Local Covid-19 para comunicar, orientar e sugerir à Direção Geral do Campus Jacarezinho e à comunidade escolar a possibilidade de passagem da “Fase 2” (em novembro) para a “Fase 3” (em dezembro), bem como a viabilidade de passagem da “Fase 3” (em dezembro) para a “Fase 4” (em janeiro de 2022), de acordo com o “Plano de Ação Local para Prevenção e Controle do Contágio por COVID-19” do Campus. A transição para as fases “3” e “4” fica condicionada aos indicadores da Covid-19 na cidade de Jacarezinho e municípios da região, que serão monitorados e avaliados pela Comissão Local Covid-19. Se houver piora no quadro de casos de Covid-19 e os indicadores acusarem um cenário desfavorável, contradizendo a situação atual (então favorável à transição das fases), a Comissão Local retomará imediatamente as deliberações sobre o avanço, a manutenção ou possível regressão de status.

 

  1. Portaria nº 116, de 14 de Dezembro de 2021.

Este documento autorizou a passagem do Campus Jacarezinho para a “Fase 3” do Plano de Ação Local, com o retorno gradual das atividades acadêmicas e administrativas presenciais e possibilidade de retorno de servidores que não constituam grupo de risco. Esta fase inclui as atividades autorizadas nas fases anteriores (1 e 2), acrescentando a execução de atividades administrativas que são melhor realizadas presencialmente, organizadas em escalas e com revezamento de servidores. As atividades acadêmicas práticas poderão ser retomadas, conforme a prioridade definida pela gestão de ensino, pesquisa e extensão, desde que respeitado o distanciamento físico e o planejamento escalonado de turmas/grupos. O documento autoriza também a passagem do Campus Jacarezinho para a “Fase 4” do Plano de Ação Local, a partir do dia 11 de janeiro de 2022 e o retorno avançado (total) às atividades administrativas e acadêmicas, e o retorno dos servidores que não constituam grupo de risco, respeitando o distanciamento físico no Campus, em escalas de revezamento.

 

  1. Comunicado Complementar da Comissão Local Covid-19: Fase 3 e Fase 4 do Plano de Ação Local

  Este documento foi elaborado pela Comissão Local Covid-19 para complementar, oferecer subsídio e dar fundamento ao documento “Comunicado de Progressão de Fases – Plano de Ação Local”, que sugere à Direção Geral a passagem do Campus Jacarezinho para as fases “3” (em dezembro de 2021) e “4” (em janeiro de 2022), de acordo com o Plano de Ação Local, tendo em vista o processo de retorno gradual da comunidade escolar às atividades presenciais. Este comunicado complementar tem a função de reafirmar e detalhar todas as razões que embasaram a Comissão Local Covid-19 do Campus Jacarezinho em seu entendimento de sugerir a transição das “fases”.

 

  1. Protocolo de Cuidados para a Prevenção da Covid-19 no IFPR.

Este documento foi elaborado pela “Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do vírus COVID-19 do Instituto Federal do Paraná” (Comissão Geral – Reitoria). Todas as orientações contidas neste documento são de caráter permanente até que a Covid-19 seja completamente vencida no Brasil. O protocolo oferece dicas e orientações, desde os cuidados pessoais (uso de máscara, distanciamento, uso de álcool gel, etc) até a organização de espaços e promoção de campanhas de conscientização. A Comissão Local Covid-19 do Campus Jacarezinho utiliza esse documento para pensar todas as ações de cuidado e as medidas de segurança que deverão ser adotadas por todos/as no modo presencial. 

 

  1. Plano de Contingência “Do remoto ao presencial: planejamento, cuidados e (re)encontros no IFPR”.

Este documento foi elaborado pela “Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do vírus COVID-19 do Instituto Federal do Paraná” (Comissão Geral – Reitoria). O Plano de Contingência não só reforça todas as diretrizes do Protocolo de Segurança, como também traz um esquema de “fases de transição”, almejando o modo presencial de atividade, bem como uma série de dicas de planejamento a serem seguidas por todos os Campi e Comissões Locais Covid-19. Foi com base nesse documento que a Comissão Local Covid-19 Campus Jacarezinho desenvolveu o “Plano de Ação Local” e esquematizou o retorno às atividades presenciais segundo a lógica das “fases”. 

 

  1. Resolução CONSUP/IFPR Nº 29, de 20 de Setembro de 2021.

Este documento foi elaborado pelo Conselho Superior do IFPR e autorizou o retorno das atividades acadêmicas e administrativas de forma presencial no IFPR, a partir de 1º de outubro de 2021. A Comissão Local Covid-19, para deliberar sobre a construção do Plano de Ação Local e a orientação para a transição das fases, levou em conta essa Resolução. Ela passou a dar início a um movimento institucional de retorno ao modelo presencial, movimento coordenado pela “Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do vírus COVID-19 do Instituto Federal do Paraná” (Comissão Geral – Reitoria), em sintonia com as Comissões Locais e as Direções Gerais dos Campi. A resolução autoriza esse retorno e também define os trâmites.

   

  1. Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 90, de 28 de Setembro de 2021.

Este documento foi elaborado pelo Ministério da Economia e estabeleceu  orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal – SIPEC para o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial, inclusive aqueles de grupo de risco. Esse documento é fundamental para orientar os casos de servidores com “comorbidades”. 

 

  1. Comunicado nº 4 da Comissão Local Covid-19: atividades de rotina e protocolos de cuidado no Campus Jacarezinho.

Este documento foi elaborado pela Comissão Local Covid-19 Campus Jacarezinho tendo em vista o “Plano de Ação Local” e a sequência gradual de fases nele estabelecida; o avanço progressivo das fases e o início das atividades presenciais no Campus Jacarezinho; a necessidade de oferecer subsídios ao Plano de Ação Local e um detalhamento dos protocolos de cuidado a serem adotados pela comunidade em seu cotidiano durante o período de enfrentamento à Covid-19; o quadro das “atividades de rotina” do “Plano de Ação Local” e os cuidados básicos a serem seguidos; a necessidade de oferecer orientação à Direção Geral e à gestão pedagógico-administrativa para o trabalho de organização do Campus no combate ao Coronavirus; e sobretudo a responsabilidade de se construir um ambiente seguro e saudável aos membros da comunidade. O objetivo do Comunicado é sugerir à Direção Geral um conjunto de orientações, medidas de cuidado e protocolos de segurança conforme as rotinas de atividades do “Plano de Ação Local”. É dever ético de cada membro da comunidade do Campus, almejando a defesa da vida, da saúde coletiva e da dignidade de todos, a adoção e o respeito criterioso aos protocolos de segurança sugeridos neste Comunicado.

 

Notícias

Documentos Institucionais

Topo