IFormando – Ciclo de Debates – Campus Jacarezinho

IFormando – Ciclo de Debates

Atualizado em

IFormando – Ciclo de Debates traz alunos egressos para partilhar reflexões com a comunidade escolar para comemorar o Dia do Estudante

Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis – Campus Jacarezinho/IFPR

Em comemoração ao Dia do Estudante, 11 de agosto, recebemos no dia 14 nove estudantes egressos da instituição para trazer reflexões e narrativas sobre o que é ser estudante no Instituto Federal do Paraná e como essa formação tem contribuído para o desenvolvimento acadêmico e pessoal desses ex-alunos. O evento faz parte do projeto “IFormando – Ciclo de Debates” que a cada mês traz um tema diferente, de interesse dos estudantes, para ser debatido com a comunidade interna e externa. Nessa edição o tema foi: “Juventudes e escolas: tempos e espaços de conflitos e experiências”

O encontro teve início às 09h e 10min com uma intervenção artística realizada pelo estudante egresso Bruno Porfírio, formado no ano de 2015 no curso integrado em Informática. O artista trouxe um experimento cênico desenvolvido na disciplina de Interpretação II em sua graduação de Artes Cênicas realizada na UEL. O aluno explica que a proposta de seu trabalho é experimentar elementos cênicos e partituras corporais que remetam a cultura africana.

Posterior a intervenção foi apresentado um vídeo gravado por Bruno Augusto, egresso do curso integrado em Eletromecânica e atualmente acadêmico do curso de engenharia na UTFPR, contendo um depoimento sobre sua história de vida e algumas dicas e reflexões. Logo após deu-se continuidade ao evento convidando os estudantes egressos Luiz Matheus, Mariane Padilha, Bianca Dias, Vitória Sumaya, Victor Lorejan, Eduardo Ferreira e Isaque Silva, para um bate papo com os estudantes em formação. Cada estudante narrou sua história de vida comentando sobre seus fracassos e sucessos escolares e sobre como está vida após a passagem pelo ensino médio no Instituto Federal do Paraná.

Os estudantes em formação demonstraram bastante interesse em ouvir e refletir sobre os pontos e as questões que são tão presentes no cotidiano e na vida escolar deles, o aluno Otávio Augusto comentou: “Foi uma experiência muito bacana. Nunca vi algo parecido com que o Bruno apresentou. As falas foram muito boas, porque elas diziam algo mais próximo da gente, são conflitos parecidos com o que a gente passa, e a questão da amizade e das relações de afeto construída aqui dentro tem muito a ver também”.

O Campus de Jacarezinho entende que há várias maneiras de aprender e que esta pode ocorrer em vários espaços, para além da sala de aula. Por isso investimos e acreditamos que esse tipo de atividade é extremamente importante para o desenvolvimento de sujeitos críticos, conscientes e, sobretudo, humanos.

No ano de 2017 foram discutidos os seguintes temas no IFormando – Ciclo de Debates: suicídio (abril), interações nas redes sociais (maio) e violência contra a mulher (junho).

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.