Portal Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro
Página Principal » Menu Institucional » Biblioteca » Regulamento

Regulamento

Para consultar o regulamento completo, acessar:

LINK DO REGULAMENTO

 

A retirada de material bibliográfico é permitida aos usuários devidamente cadastrados e por prazo pré-determinado. O empréstimo domiciliar é permitido ao corpo docente, discente, técnico-administrativo e a funcionários terceirizados do IFPR.
Ao efetuar o empréstimo, o usuário ficará inteiramente responsável pela preservação do material retirado.
Nenhum tipo de material da biblioteca deverá ser retirado sem efetivar o empréstimo o balcão de atendimento.

Empréstimo para docentes:

Os docentes poderão efetuar empréstimos domiciliares de até 5 (cinco) exemplares e pelo período máximo de 15 (quinze)dias. É possível a renovação, desde que o usuário esteja com a situação regular o sistema. Para tato, o ato do empréstimo deverão apresentar Identificação Funcional ou documento com foto. O docente ainda poderá solicitar, juto à Seção, o empréstimo de vários exemplares de um mesmo título, para uso em atividade desenvolvida em sala de aula por até 4 (quatro) horas.

Empréstimo para discentes:
Os alunos do IFPR poderão efetuar empréstimos domiciliares de até 2 (dois) exemplares e pelo período máximo de 7 (sete) dias. É possível a renovação, desde que o usuário esteja com situação regular o sistema. Para tato, o ato do empréstimo deverão apresentar a Carteirinha Estudantil ou documento com foto, fornecida anualmente pelo IFPR. Como a Carteirinha Estudantil é de uso pessoal e intrasferível,não será admitido o empréstimo utilizando a carteirinha de terceiros.

Empréstimo para técnico-administrativos:
Estes servidores poderão efetuar empréstimos domiciliares de até 2 (dois) exemplares e pelo período máximo de 7 (sete) dias. É possível a renovação, desde que o usuário esteja com situação regular o sistema. Para tanto, no ato do empréstimo deverão apresentar documento com foto ou Identificação Funcional.

Empréstimo para terceirizados do IFPR:
Os terceirizados poderão efetuar empréstimos domiciliares de até 2 (dois) exemplares e pelo período máximo de 7 (sete) dias. É possível a renovação, desde que o usuário esteja com situação regular no sistema. Para tanto, o ato do empréstimo deverão apresentar documento com foto.

Renovação:
É possível a renovação local do material, mediante apresentação do material bibliográfico e do documento de identificação do usuário. Só serão reservados os materiais que não constarem reserva.

Atrasos na devolução:
O cumprimento e a observância dos prazos de empréstimo são de total responsabilidade do usuário. O usuário que atrasar a devolução do material bibliográfico emprestado ficará suspenso da utilização de todos os serviços da biblioteca, pelo prazo de 2 (dois) dias úteis por dia de atraso. Atraso na devolução de materiais de consulta local, retirado sob empréstimo especial de até 4 horas, acarretará a suspensão por 4 (quatro) dias úteis por dia de atraso.

Material bibliográfico para consulta local:
Alguns exemplares de4sta seção possuem, em sua lombada, uma etiqueta vermelha, sinalizadora de que o exemplar é somete de consulta local. Estes exemplares só poderão ser retirados do setor excepcioalmete e pelo período máximo de 4 (quatro) horas. Perda/Dano a exemplar emprestado
Os exemplares que forem danificados ou que, por qualquer motivo, restarem impossibilitados de serem devolvidos ao setor, deverão ser repostos por aquele que efetuou o empréstimo, sob pena de o mesmo ficar em débito com a Biblioteca. O prazo máximo para reposição é de 30 (trinta) dias, a contar da data em que venceu o prazo para devolução.

Débito com a Seção de Biblioteca:
O débito com a seção constará no assentamento do aluno e importará na impossibilidade de emissão de certidão de “Nada Consta”, utilizada para efetuar, cancelar, trancar matrícula ou solicitar transferência.

« « Biblioteca   Serviços » »