Acesso à informação
Cursos Técnicos Cursos Superiores

Anti-Plágio

O software anti-plágio é uma ferramenta que permite identificar suspeita de plágio em documentos disponíveis na Internet e que vem auxiliando muito autores e Instituições nessa questão que infelizmente vem se alastrando muito no meio escolar.
Normalmente eles analisam arquivos em diversos formatos e apresentam relatórios sobre os documentos encontrados.
Abaixo segue alguns dos diversos softwares existentes no mercado, incluindo os de acesso livre, mas que não foram adotados ou testados sistemicamente, no momento, pelo Instituto Federal do Paraná- Campus Jacarezinho.

 

AntiPlagiarist – ACNP Software
Compara múltiplos documentos rapidamente, procurando por trechos de textos que foram copiados e colados. Os fragmentos suspeitos são relatados em um formato de fácil compreensão, contendo os trechos suspeitos, número de linha e coluna onde se encontram em seus respectivos documentos e o número de caracteres contidos em cada um.
Site: http://www.anticutandpaste.com/download
Custo: Gratuito
Recursos Adicionais: Não

CopySpider
Software brasileiro, criado por Clever Marcos Teixeira. O CopySpider é software anti-plágio (detector de plágio) freeware, de interface simples e intuitiva, com alto desempenho computacional para testar documentos sob o crivo de existência de cópias indevidas de outros documentos disponíveis na internet. Ele pode ser configurado para o Inglês ou Português (Brasil). Também é possível escolher um nível de rigor para a busca na internet (rápida, normal ou detalhada). Sugere-se a análise de possível existência de plágio para documentos com semelhança acima de 3%. O programa aceita como entrada os arquivos nos formatos DOC, PDF, TXT, HTML, RTF, DOCX, PPT, PPTX, XLS e XLSX, sendo compatível com os sistemas Windows XP, Vista, 7, 8, 2000, 2003 e 2008.
Site: http://www.copyspider.com.br
Custo: Gratuito
Recursos Adicionais: Não

Plagiarisma- Online
Detector de plágio que pode ser utilizado online, sem precisar ser instalado no computador. São suportados mais de 190 idiomas, inclusive o português.
Basta incluir um pequeno trecho de texto para iniciar a pesquisa. A pesquisa é rápida e em alguns segundos é emitido um relatório com todas as páginas que contém o texto plagiado. O resultado também inclui resultados semelhantes, que podem não ser, necessariamente, plágio, mas são bastante “parecidos”, ou seja, suspeitos. Ao final, tem-se um sumário com a quantidade de palavras, sentenças e um percentual de originalidade, que mede a chance do texto ter sido plagiado.
Site: http://plagiarisma.net
Custo: Gratuito

« « Ferramentas de Pesquisa   CPA links » »