Cursos Técnicos Cursos Superiores

Engenharia de Controle e Automação

Apresentação:

O Curso de Engenharia de Controle e Automação terá início no 1º semestre do ano de 2018, autorizado pela Resolução nº44 de 14 de julho de 2017, do Conselho Superior do Instituto Federal do Paraná.

Forma de Oferta:

Presencial

Carga horária total do curso:

4042 horas

Regime Escolar:

Semestral

Duração do Curso:

O tempo mínimo para a conclusão do curso corresponde a 10 semestres letivos (5 anos) e no máximo 9 anos para a integralização curricular.

Perfil do Egresso:

O perfil profissional do egresso do Curso de Engenharia de Controle e Automação é um profissional de formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais, de segurança, com visão ética, em atendimento às demandas da sociedade, que atua no controle e automação de equipamentos, processos, unidades e sistemas de produção.

Em sua atuação, estuda, projeta e especifica materiais, componentes, dispositivos ou equipamentos elétricos, eletromecânicos, eletrônicos, magnéticos, ópticos, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas. Planeja, projeta, instala, opera e mantém sistemas de medição e instrumentação eletro-eletrônica, de acionamentos de máquinas, de controle e automação de processos, de equipamentos dedicados, de comando numérico e de máquinas de operação autônoma. Projeta, instala e mantêm robôs, sistemas de manufatura e redes industriais. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos.

Áreas de Atuação do Egresso:

O Engenheiro de Controle e Automação, de acordo com a Lei 5.194/66 e as resoluções CNE/CES 11/2002 e CONFEA 427/1999 é habilitado para trabalhar em concessionárias de energia, automatizando os setores de geração, transmissão e distribuição de energia na automação de indústrias e na automação predial; com simulação, análise e emulação de grandes sistemas por computador; na fabricação e aplicação de máquinas e equipamentos elétricos robotizados ou automatizados.

« « Publicações   Coordenação » »