A promoção da Capoeira no ambiente escolar – Campus Jacarezinho

A promoção da Capoeira no ambiente escolar

A Capoeira se mostra como uma das práticas mais dinâmicas, inclusivas e socializadoras que pode ser promovida dentro do ambiente escolar. Assim, por ser patrimônio cultural nacional e contribuir significativamente com seus valores e ensinamentos, o IFPR Campus Jacarezinho ofertou por meio de suas Unidades Curriculares essa experiência aos seus discentes.

Com seus instrumentos específicos e ginga incomparável, o estudante Gabriel José, o Mestre Valtinho e o professor de Educação Física Fábio Cazula oportunizaram toda essa beleza e conhecimento aos estudantes de nossa instituição em diferentes formas e momentos, onde inclusive nossos estudantes participantes de nossas políticas públicas como o Programa Bolsa Estudante Atleta e PBIS puderam participar de modo efetivo das atividades, valorizando ainda mais os encontros e destacando os conceitos e fundamentos ali trabalhados. O docente da instituição, Profº Wagner Fernandes Pinto, entende que “é através de atividades como essa que o estudante se sente capaz e colaborador para o seu crescimento pessoal e coletivo, uma vez que isso reflete em seu rendimento nas ações em sala de aula de forma positiva.”