Professor e estudante do IFPR Jacarezinho recebem prêmio por comunicação de artigo científico em evento internacional sobre sexualidade – Campus Jacarezinho

Entre os dias 25 e 28 de setembro, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) em parceria com outras instituições, promoveu em Jacarezinho a V Jornada Regional de Educação Sexual do Paraná e o III Colóquio Internacional de Sexualidades. Foram diversos trabalhos inscritos, oriundos de instituições de ensino brasileiras e de países do MERCOSUL.  O professor Everton Ribeiro e a estudante Paloma de Souza Pires apresentaram um artigo intitulado “As minorias majoritárias: a invisibilidade da diferença no espaço educacional”, cujo objetivo foi realizar uma revisão bibliográfica das distorções sobre os debates vinculados a gênero e diversidade sexual no espaço escolar na última década.

Este artigo foi premiado como trabalho destaque entre as comunicações proferidas no evento. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, é parte integrante do projeto de pesquisa “Intervenções de educação preventiva em prol da diversidade sexual”, vinculado ao Programa Institucional de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PRADI) e do projeto “Educação Preventiva e Diversidade Sexual”, vinculado ao Programa Institucional de Pesquisa, Extensão e Inovação em Direitos Humanos (PIDH), ambos financiados pela PROEPI/IFPR. Os projetos são coordenados pelo professor Everton e intenta discutir uma temática premente e ainda silenciada nos espaços educativos, especialmente no âmbito da formação de professores.