Projetos ressaltam pluralidade da pesquisa no Câmpus Jacarezinho no III Ficiencias – Campus Jacarezinho

Notícias

Projetos ressaltam pluralidade da pesquisa no Câmpus Jacarezinho no III Ficiencias

Publicado em

Copiado!

Os  projetos do Câmpus Jacarezinho que participaram da III Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias), que aconteceu em Foz do Iguaçu entre os dias 11 e 14 de novembro, são de três das setes áreas do conhecimento disponíveis no evento, o que demonstra a pluralidade do ensino, extensão, pesquisa e inovação desenvolvidos no Instituto. As áreas e os trabalhos abrangidos pelos trabalhos do câmpus Jacarezinho foram:

Ciências Humanas

“Variações espaciais e desigualdades regionais no acesso ao pré-natal no estado do Paraná, Brasil”, do aluno Vinícius Augutis, orientado pelo Professor Rivaldo Faria, mapeou onde é preciso melhorar as políticas para gestantes no estado.

Ciências Sociais Aplicadas

O projeto “A utilização de ontologias como interface de busca na web” visava uma busca online mais efetiva por meio de uma interface de buscas baseadas em ontologias. O projeto foi desenvolvido por Amanda Ambrósio, Giovanna Ambrósio e João Paulo Bianchi, coordenados pela Professora Márcia dos Reis.

João Paulo esteve nas três edições do Ficiencias e ressalta o incentivo do IFPR: “Ter esse apoio do câmpus e reitoria para pesquisa é muito importante e com certeza vai fazer diferença no Ensino Superior”.

Engenharia

O “Bioconstrução – Fase II” foi desenvolvido pelos alunos Isabela Rocha, João Paulo Bianchi, Matheus Marins e coordenado pelo Professor Hugo Corrêa. O projeto foi a continuação de um trabalho já apresentado, agora com desafio de impermeabilizar o tijolo prensado. A saída foi utilizar óleo de motor, descartado comercialmente.

 

Topo