Professor de Arte do IFPR de Jacarezinho desenvolve processo de criação cênica – Campus Jacarezinho

Professor de Arte do IFPR de Jacarezinho desenvolve processo de criação cênica

O curso Técnico em Arte Dramática do Instituto Federal do Paraná vem se aprimorando cada vez mais para o fortalecimento de suas ações e elevação da qualidade na formação de seus estudantes. As atividades disciplinares desse ano letivo buscam cada vez mais o desenvolvimento de atividades com conteúdo técnico no sentido de preparar seus estudantes para as mais diversas condições de atuação no campo das artes.

Recentemente o curso desenvolveu atividades práticas entre seus estudantes conduzido pelo professor Everton Ribeiro, também coordenador do curso de Arte Dramática. O professor ministra a disciplina de Práticas Interpretativas I e Práticas Interpretativas II, sendo que por meio desse componente realizou com os estudantes processos de criação da cena.

O destaque fica para cenas apresentadas nas últimas semanas do primeiro semestre, permitindo que os estudantes de Arte Dramática tivessem seu primeiro contato com a base da construção de um personagem, a partir da obra de Constantin Stanislavski,  precursor do Realismo/Naturalismo no teatro. Os textos dramáticos explorados nas cenas foram do dramaturgo Anton Tchekhov. A escolha por “A Gaivota”, “As Três Irmãs”, “O Jardim das Cerejeiras” e “Tio Vânia” se deu pela própria relação do autor com o realismo de Stanislavski.

Segundo o professor, “experiências como essas são a base para a formação de um artista da cena consciente do fazer teatral como um todo”. Everton ainda ressalta que nesta atividade o  professor foi apenas um mediador da criação, sendo os estudantes autônomos para o processo de criação.

Para este semestre, o coordenador do curso deve propor outras práticas interpretativas em que os estudantes serão instados novamente a processos de criação, desta vez em outras estéticas, tais como o Teatro Épico, de Bertolt Brecht; o Teatro Laboratório, de Jerzy Grotowski e a performance art na cena contemporânea.

Além dos alunos do subsequente, estudantes do ensino médio integrado também produziram arte por meio de proposta interdisciplinar entre os componentes curriculares Arte I, lecionado pelo Prof. Everton Ribeiro e Filosofia I, lecionado pela Prof. Jéssica Christina de Moura. A partir de estudos do conceito e da diversidade de mitologias, a atividade esteve centrada na transposição de um mito para uma cena teatral, a fim de adaptá-lo e rehistoricizá-lo para a contemporaneidade. Os estudantes exploraram diversas linguagens da cena (interpretação, figurino, maquiagem, sonoplastia, cenário, cenografia, bonecos) para a composição das cenas. As diversas mitologias foram adaptadas: grega, romana, egípcia, nórdica, brasileira e contemporânea.

A pesquisa artística apresentada no câmpus se estende também a projetos de pesquisa e extensão aprovados pela PROEPI com bolsistas regulares e integrados à comunidade, tais como “Teatro em cena: reinventando nossa realidade”; “SUA – Sistema Único da Alegria”; “Levantamento e registro da memória oral do movimento teatral do CAT” e “Histórias, contos e ‘causos” da região: a memória individual e coletiva da terceira idade na preservação da cultura e da história local”.