Câmpus Jacarezinho inicia novos cursos pelo Pronatec – Campus Jacarezinho

Câmpus Jacarezinho inicia novos cursos pelo Pronatec

Esta semana o câmpus Jacarezinho iniciou seus novos cursos técnicos pelo Pronatec em parceria com outras instituições públicas como prefeitura, Núcleo de Educação e Agencia do Trabalhador. O curso de Horticultor Orgânico vem como proposta de formação técnica anexado ao programa Mulheres Mil, projeto social do governo federal de valorização do gênero feminino.

O curso considera as condições favoráveis para áreas de horticultura e a franca expansão de do cultivo de olerícolas no Norte Pioneiro, somado a proposta do programa de valorização e autonomia da mulher. O curso terá 160 horas com uma grade curricular diversificada que, além da disciplina técnica de horticultura,  inclui as disciplinas de Letramento, Empreendedorismo, Saúde da Mulher, Ética e Cidadania e outras intervenções no decorrer do curso.

Na aula inaugural os professores e equipe do Pronatec apresentaram os detalhes do curso e as propostas de cada disciplina. Serão cerca de 35 mulheres de bairros carentes de Jacarezinho.

O conteúdo prático do curso será aplicado no próprio câmpus já que o docente da área, professor Antônio Mar, providenciou um espaço adequado para as práticas de horticultura.

Além do Mulheres Mil o Pronatec Câmpus Jacarezinho iniciou os cursos de Auxiliar de Recursos Humanos por meio de parceria com o município e a Agência do Trabalhador e Programador Web em parceria com o Núcleo Regional de Educação atendendo, principalmente, alunos da rede pública estadual que atualmente cursam o nível médio.

Ao final de cada curso os estudantes serão certificados pela rede federal de educação, Pronatec e pelo IFPR. Os cursos ofertados podem ser feitos por qualquer pessoa com idade a partir de 16 anos e sem limite máximo.

O coordenador adjunto do Pronatec, professor Lafaite Henrique Rosa Leme, destaca a importância da oferta de cursos de formação inicial continuada como oportunidade de atender cidadãos e cidadãs que buscam essa qualificação profissional.

“Os cursos Pronatec oferecidos pelo IFPR Jacarezinho proporcionam capacitação a todas as pessoas interessadas em adquirir mais conhecimentos profissionais, intelectuais, e porque não dizer, de relações interpessoais. Nossos profissionais foram selecionados a partir de sua notável capacidade e qualificação, e se dedicam aos cursos não somente pelo aspecto formal, mas também com seu entusiasmo na natureza inclusiva que é inerente ao Programa” destacou o professor.