Formatura 2019: primeiros frutos de uma fase de expansão e inovação curricular – Campus Jacarezinho

EVENTOS INSTITUCIONAIS

Formatura 2019: primeiros frutos de uma fase de expansão e inovação curricular

Na noite da última quinta-feira (14) a comunidade acadêmica do Campus Jacarezinho estava eufórica, pois não era apenas mais uma noite de colação de grau, que, naturalmente, já enche de alegria o coração de todo servidor envolvido com educação. Nessa noite, além da colação de grau de mais uma turma do nosso Curso Técnico Subsequente em Arte Dramática, tivemos a formatura da primeira turma de licenciados em Química com Ênfase em Ciências da Natureza e da primeira turma dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio depois da reformulação do currículo.

Para o Prof. Rodolfo Fiorucci, Diretor Geral do Campus Jacarezinho, “a cerimônia de colação de grau deste ano foi especial para o Campus, pois formamos a primeira turma de Licenciatura em Química, além de também fechar o primeiro ciclo do novo currículo do Ensino Médio, que é reconhecido e elogiado em todo o país”.

Assim, foi uma noite de colheita dos primeiros frutos de uma fase de expansão e inovação curricular do Campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná, iniciada em 2015. Nesse ano a Licenciatura em Química com Ênfase em Ciências da natureza abriu sua primeira turma com o objetivo de formar professores capacitados para atuar de forma inovadora tanto no Ensino Fundamental II, na disciplina de Ciências, quanto no Ensino Médio, na disciplina de Química. A abertura do curso marcou a primeira investida do Campus Jacarezinho na oferta de cursos de Ensino Superior, que, atualmente, ainda conta com os cursos de Engenharia de Controle e Automação e Tecnologia em Sistemas para Internet.

Também no ano de 2015, os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Jacarezinho passaram por uma reformulação decisiva. Os estudantes que iniciaram seu percurso em fevereiro desse ano viram as disciplinas tradicionais e a divisão dos alunos por série darem espaço para as Unidades Curriculares e um sistema sem divisão seriada, no qual o estudante precisa atingir uma carga horária mínima nas áreas de conhecimento que compõe o curso para finalizá-lo. Esse modelo tornou-se referência nacional de estruturação de Ensino Médio e colocou o Campus Jacarezinho no mapa mundial de inovação curricular.

A formação dessas primeiras turmas, portanto, tem um caráter especial, pois marca o sucesso de um trabalho desenvolvido coletivamente, em longo prazo, que reforça a importância da educação pública no desenvolvimento de um país.