Projeto Parlamento Jovem – Campus Jacarezinho

Projeto Parlamento Jovem

Você acha que em ano ímpar não há eleições? Enganou-se! O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) está implementando uma proposta com o objetivo de despertar a consciência política e cidadã em escolas com séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio intitulada “Programa Parlamento Jovem”. E o Campus Jacarezinho será uma das escolas participantes!

No dia 13 de março, a representante do TRE do município de Jacarezinho, Ana Paula, palestrou para uma plateia de aproximadamente 200 estudantes para explicar os objetivos e a metodologia de trabalho do Parlamento Jovem no Campus Jacarezinho. A servidora explicou que será realizada uma eleição de três vereadores-mirins para atuarem na Câmara Municipal de Jacarezinho no segundo semestre de 2019 para apresentarem seu projeto de melhoria para o município. O processo eleitoral será uma simulação de uma eleição real: filiação a partidos políticos (criados pelo TRE); instituição de convenção partidária; escolha das candidaturas; emissão de títulos de eleitor; período para propaganda eleitoral; utilização de urna eletrônica; e até a prestação de contas dos candidatos. Além do IFPR Campus Jacarezinho, outras duas escolas estaduais participarão, totalizando a eleição de 9 vereadores-mirins, mesma quantidade de vereadores reais.

O Prof. David José de Andrade Silva avalia que a iniciativa é muito interessante por oportunizar que a vida política seja desmistificada e desperte o engajamento de jovens na participação mais efetiva nos interesses públicos. O docente também relembra que dois estudantes do campus já participaram de experiências semelhantes, no Parlamento Jovem Federal e no Jovens Embaixadores.

Clique aqui e confira o guia do aluno.