Prof. César Nunes emociona plateia em palestra promovida pelo Campus Jacarezinho – Campus Jacarezinho

O Campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná organizou mais um grande momento para a educação do Norte-Pioneiro. Na última segunda-feira (11), o Campus, em sua missão de contribuir com a educação regional, promoveu uma palestra com César Aparecido Nunes, professor titular de Filosofia e Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, área na qual possui mais de 35 anos em experiência e vasta publicação.

Mesmo com as chuvas de verão e o calor característico da cidade de Jacarezinho, o Teatro do CAT (Conjunto Amadores de Teatro) teve seus assentos esgotados: todos os lugares foram preenchidos por estudantes, docentes e cidadãos da região interessados no assunto. Foi preciso preparar uma transmissão audiovisual para a Arena do CAT, espaço anexo ao palco principal, para acomodar todos os presentes.

A grande plateia não se decepcionou. César Nunes, com uma fala ora incisiva, ora paternal, desfilou todo seu conhecimento sobre a educação brasileira convidando o público a imaginar a história da educação como um desfile de escola de samba: a ala jesuíta, com seus passistas caracterizados com batinas pretas; a ala positivista, com seus generais e seu culto à ciência; a ala integralista, com seus grupos escolares aos moldes da Itália fascista. A história desfilou suas complexidades de forma clara e apaixonante a cada palavra do professor.

A plateia pôde imaginar e entender perfeitamente cada uma dessas fases da educação brasileira, tamanha a habilidade do professor em detalhá-las. Pôde, mais importante, compreender as consequências desses momentos para a educação atual, como o apego à cultura das avaliações e da meritocracia, por exemplo. César Nunes ofereceu ao seu público uma visão holística dos processos históricos que moldaram a educação no Brasil para não apenas convidar à mudança, tampouco apontar sua necessidade, o professor trouxe todos esses processos para inspirar uma nova forma de fazer educação.

O momento mais emocionante da noite, que tirou lágrimas de boa parte da plateia, ocorreu quando o professor contou sua história de vida: como iniciou sua vida escolar em Congonhinhas; como uma professora – a Dona Cotinha – foi essencial para sua permanência na escola; e como, depois de muito tempo e de todo seu sucesso, foi o reencontro em sua cidade natal com um antigo professor que não acreditava em seu potencial. César Nunes compartilhou sua experiência de vida para atestar como a educação é para todos e, principalmente, como professores marcam a vida de uma pessoa.

A noite se encerrou com a plateia emocionada, com longos aplausos e com uma surpresa proporcionada pelo acaso, que nem o melhor roteirista imaginaria. César Nunes fazia aniversário e, também emocionado, celebrava seus 60 anos na cidade em que passou sua adolescência como seminarista, na região norte-paranaense em que nasceu e cresceu. O Prof. César Nunes, nascido em um dos solos mais férteis do país, voltou para semear uma nova safra para educação e irrigá-la com esperança.