Simpósio de educação e inovação foi destaque no mês de setembro – Campus Jacarezinho

Notícias

Simpósio de educação e inovação foi destaque no mês de setembro

Publicado em

Copiado!

A comunidade do Campus Jacarezinho esteve envolvida com vários eventos ao longo de setembro. Entre estes, o II Simpósio de Educação e Inovação e III Seminário em Currículo e Inovação (SEI/ SCI), que discutiu questões educacionais importantes para comunidade da região. A temática “Educação para a redução das desigualdades sociais” problematizou a sociedade brasileira atual e os desafios de se construir uma pedagogia digna em um cenário de extermínio de direitos sociais.

Durante o evento, foram debatidas alternativas de resistência para não sucumbir ao grande sistema que legitima a opressão das classes não privilegiadas. O evento contou com uma programação intensa de atividades ao longo dos dias 04, 05 e 06 de setembro. Palestras, Sessões Coordenadas Temáticas, Minicursos e Oficinas reuniram professores, pesquisadores e profissionais de várias instituições paranaenses, paulistas e catarinenses.

O II Simpósio de Educação e Inovação e III Seminário em Currículo e Inovação (SEI/ SCI) lançou também dois livros: “Currículo Inovador: Experiências didáticas no IFPR Jacarezinho” e “Bento aprendia com tudo”. O primeiro foi organizado por professores e conta com artigos de vários docentes. Fruto do esforço coletivo, o livro apresenta a Educação como um dos principais pilares para a transformação social por meio do Ensino Médio Integrado, ofertado na modalidade da Educação Profissional e Tecnológica. O segundo é um livro infantil que traz uma história de superação de um menino pobre que procura sempre aprender com as dificuldades encontradas em sua vida.

De acordo com a organização do evento, embora haja grande dificuldade em se promover um evento de tal porte de forma gratuita com o público aquém de seu potencial, é nítida a crescente adesão ao simpósio a cada ano, bem como a qualidade das discussões propostas. Não há dúvidas de que o evento está caminhando para se tornar uma referência regional.

Topo