SETEMBRO QUENTE EM JACAREZINHO – Campus Jacarezinho

SETEMBRO QUENTE EM JACAREZINHO

O mês de setembro, embora marque o início da primavera, foi “quente” no Campus Jacarezinho. Além da organização do SEPIN Campus e IFTECH, vários eventos e ações de integração ocorreram elevando ainda mais o nome do IFPR em âmbito regional e nacional.

Entre os dias 19 e 21, o campus esteve presente no Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado, em Brasília, promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Dentre as atividades, o grande destaque foi o lançamento do livro “Ensino Médio Integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios”, composto por autores de diversos Institutos Federais, dentre os quais o IFPR, com o capítulo, “A organização curricular do IFPR Campus Jacarezinho: pressupostos teóricos e princípios”, escrito pelo Prof. David José de Andrade Silva, atual coordenador de pesquisa e extensão do campus. O professor avalia positivamente a participação no evento e crê que, não somente a presença na publicação, mas principalmente a menção do Prof. Ricardo Cardoso, Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, ao intercâmbio com o Campus Jacarezinho durante a mesa redonda com os representantes de cada região do país foi essencial para tornar o IFPR como um dos destaques do evento. E não para por aí.

A participação do Campus Jacarezinho no Programa Escolas Transformadoras possibilitou uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação da Bahia, que tem como objetivo rever o projeto pedagógico da Educação Profissional e Tecnológica do Estado. Assim, entre os dias 25 e 28,    o campus recebeu um grupo de seis coordenadores pedagógicos baianos e um representante do Instituto Alana, parceira da Ashoka nas Escolas Transformadoras. Os visitantes passaram por várias atividades e houve vários momentos de discussão sobre o modelo adotado no estado nordestino e as possibilidades de arranjos e adaptações lá, além da continuidade da parceria. O Prof. Rafael Ribas Galvão, Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Jacarezinho destacou a riqueza dessa integração com educadores de outras regiões e a alegria de poder contribuir com um processo de mudança que envolverá uma rede educacional extremamente significativa em um estado estratégico.

Por fim, setembro foi encerrado com a segunda edição da Genius Con, o segundo maior evento de inovação do estado do Paraná, nos dias 28 e 29, que nasceu no ano anterior como iniciativa e condução do campus Jacarezinho. Capitaneado pelo Sebrae em parceria com o campus e conduzido pelo Sistema Reginal de Inovação (SRI), o evento envolveu cinco municípios da região e contou com a presença do Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, que anunciou um vultoso investimento na organização de trilhas de start-ups. Além disso, o público deu um show a parte, passando de três mil espectadores, que puderam conhecer um pouco mais dos projetos desenvolvidos nas instituições participantes e, claro, do Campus Jacarezinho. O Prof. Rodolfo Fiorucci, Diretor Geral do Campus Jacarezinho, elogiou a Comissão Organizadora pela condução da trilha, agradeceu o empenho de toda equipe em realizar um grande evento e projetou o protagonismo do Campus no desenvolvimento social, tecnológico e educacional da região.