IF Jacarezinho realiza seu SE²PIN Campus – Campus Jacarezinho

IF Jacarezinho realiza seu SE²PIN Campus

“Refletir, inovar, empreender, debater, arriscar. Com essas palavras motivadoras, entre os dias 04 e 06 de setembro, o Campus Jacarezinho promoveu em suas dependências o seu evento mais importante do ano: a sexta edição do Seminário de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (SE²PIN).

O Campus Jacarezinho de 2017 iniciou na manhã do dia 04 com a palestra “Ética em pesquisa”, proferida pelo Prof. Dr. Antônio Carlos de Souza, do departamento de Filosofia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Em sua fala, destacou-se a necessidade de os pesquisadores refletirem sobre os impactos de suas práticas no processo de desenvolvimento de produtos tecnológicos e produção científico-acadêmica. Ainda no mesmo dia, ocorreu a primeira e segunda bateria de avaliações de banners, no final da manhã e no período da tarde, para selecionar os trabalhos que participarão na versão estadual.

No dia 05, as atividades se concentraram no período da manhã. Na primeira parte, ocorreram duas mesas redondas, sendo uma denominada “Reforma do Ensino Médio e Escola sem Partido”, promovida pelos docentes Carla Drielly dos Santos Teixeira, Carlos Henrique Silva e Rodolfo Fiorucci, e a outra intitulada “Sentimentos na rede e os ‘novos’ espaços para se (in)formar”, conduzida pelos docentes Elismar Vicente dos Reis e Sérgio Vale da Paixão. Na segunda parte, foram apresentados os últimos banners para avaliação.

Na quarta-feira, dia 06, os apresentadores classificados para o SE²PIN Estadual foram avaliados para decidir os três trabalhos que representariam o campus nas comunicações orais em Pinhais. O evento foi encerrado em clima de festa, com apresentações musicais, cujas bandas são formadas pelos próprios estudantes. Segundo o Prof. David José de Andrade Silva, Coordenador de Pesquisa e Extensão, “O SE²PIN é um evento essencial para a iniciação científica dos estudantes, os quais ganham uma experiência significativa que os acompanhará para toda sua vida acadêmica, pessoal e profissional.” Em adendo, o coordenador destaco o engajamento e o trabalho em equipe de toda a comunidade do campus, “Não é possível realizarmos um evento como esse sem o comprometimento de nossa equipe e é um privilégio termos um conjunto tão competente de servidores e colaboradores, sem contar a dedicação visceral dos estudantes, os principais protagonistas.”