Estudante do IFPR Jacarezinho na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – Campus Jacarezinho

Notícias

Estudante do IFPR Jacarezinho na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Publicado em

Copiado!

A estudante do IFPR de Jacarezinho, Gabrielly Balsarin Pinto do 4º ano do curso técnico em Informática, participou nos dias 19, 20 e 21 de julho do maior evento sobre Ciências da América Latina, a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento aconteceu no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG.

O trabalho apresentado pelo IFPR Campus Jacarezinho foi “Compartilhamento de informação em ambientes acadêmicos: novos espaços e colaboração mútua para aprender”, dos autores Gabrielly Balsarin Pinto e Elismar Vicente dos Reis. A programação científica foi composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres. Também foram realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à cultura).

A Reunião Anual da SBPC ocorre de maneira itinerante, de forma que a cada ano é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes. O encontro é realizado desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC mostra-se como um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

A estudante relatou a importância e o aprendizado adquirido com sua participação em um evento deste porte, o que para Gabrielly evidencia à necessidade de investimentos e desenvolvimento de pesquisas ainda no ensino médio, para a estudante isto também demonstra a solida formação que o IFPR vem garantindo aos estudantes ao longo dos anos. “O IFPR com toda certeza fez a diferença em minha vida, me permitindo não só crescimento acadêmico, mas também pessoal, principalmente por proporcionar o desenvolvimento de pesquisas e participações em congressos como este.”.

 

MINHA IDEIA DE NEGÓCIO

 

O concurso Minha Ideia de Negócio, realizado pela Junior Achievement Brasil em parceria com a Linx, convidou jovens a mostrarem suas ideias mais inovadoras que pudessem atuar em prol da sociedade, mudando o mundo e beneficiando pessoas. Os jovens são incentivados a montarem equipes e desenvolverem essa ideia, montando um canvas, produzindo um vídeo e ao final de tudo, expondo o projeto para a banca.

O concurso a nível nacional, foi divido em 4 etapas, todas de caráter eliminatório, de maneira que a primeira fase contou com a inscrição de mais de 200 equipes, desta forma participantes de praticamente todos os estados do país concorreram ao prêmio. O concurso Minha Ideia de Negócio contribui para que jovens empreendedores montem, no futuro, um negócio próprio de sucesso, além de incentivar a implementação da tecnologia digital nos negócios com o viés em inovação.

Na última etapa do concurso, três equipes finalistas foram selecionadas, a estudante do IFPR de Jacarezinho, Gabrielly Balsarin Pinto do 4º ano do curso técnico em Informática, participou do concurso com a startup Arrendando, obtendo êxito em todas as etapas e chegando a grande final. Arrendando conquistou o 2º lugar no prêmio em escala nacional.

A ideia tomou formato de negócio após a participação de Gabrielly em uma trilha de statups promovida em 2016 pelo IFPR em parceria com o SEBRAE, a mesma contou com diversos workshops e palestras sobre empreendedorismo e como identificar potencias de negócio em pesquisas acadêmicas, ao final da trilha a estudante recebeu uma premiação que além do espirito empreendedor a incentivaram a acreditar cada vez mais na ideia e buscar seu desenvolvimento, contribuindo para o crescimento do projeto e sua atual conquista.

Saiba mais sobre a startup Arrendando:

Os setores tecnológico e agropecuário, aliados às necessidades da sociedade contemporânea desenvolvem-se cada vez mais. De acordo com projeções para o agronegócio, realizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento levando em conta o período de 2015/16 a 2025/26 a área de grãos deve aumentar 12,7% entre 2015/16 e 2025/26, passando de 58,2 milhões de hectares em 2015/16 para 65,6 milhões em 2025/26, o que representa um acréscimo anual de 1,3%. Diversos produtores rurais optam pelo arrendo (aluguel rural) e também pela compra de terras quando se trata de ampliar áreas de produção, mas estes encontram grandes dificuldades no que diz respeito à busca e divulgação de tais áreas, sejam estas para compra ou arrendo, desta forma ficam presos apenas a seus contatos e conversas com pessoas atuantes no setor. O software Arrendando (plataforma web), mostra-se como uma solução que traz melhorias ao setor rural proporcionando o encontro e a divulgação de terras para produtores a partir do uso de mapas, tornando-se possível a visibilidade da área em questão. Por meio da plataforma arrendando.com.br produtores podem divulgar áreas no mapa para venda e/ou arrendo e em contrapartida possibilitar o encontro das áreas disponíveis para venda e/ou arrendo para outros produtores. Encontra-se disponível uma versão beta para testes da plataforma, a monetização da mesma ocorrerá em um momento futuro por meio de porcentagens cobradas a partir da efetivação da venda, enquanto que para o arrendo rural tanto a divulgação quanto a efetivação do mesmo serão gratuitas, buscando assim um maior número de usuários. A plataforma possui atualmente diversos canais de comunicação como Facebook e YouTube, podendo ser encontrada como @arrendando, assim futuros usuários da plataforma podem tirar dúvidas e enviar feedbacks, sempre buscando melhorias para o sistema.

Link Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Ns4mM2zpUnc&feature=youtu.be

Topo