Projeto de extensão do IFPR capacita professores municipais de Jacarezinho – Campus Jacarezinho

Projeto de extensão do IFPR capacita professores municipais de Jacarezinho

Na última terça-feira (24) iniciou-se a formação dos professores de duas escolas municipais na cidade de Jacarezinho-Pr por meio da parceria entre o projeto de extensão “Superação IDEB: formação de professores da educação básica.” e a Secretaria Municipal de Educação de Jacarezinho. A presente proposta de extensão tem por principal objetivo capacitar os professores da rede pública municipal que pertencem ao quadro de servidores das escolas que obtiveram uma nota pouco favorável na última avaliação do MEC. A proposta é uma iniciativa do grupo de pesquisa GECLIT (cultura, educação, linguagens e suas tecnologias CNPq/IFPR).

A coordenação do grupo de pesquisa, bem como da proposta de extensão, está com o professor Dr. Sergio Vale da Paixão, responsável também pelas oficinas oferecidas aos professores da rede em parceria com os demais professores do IFPR campus de Jacarezinho. No total, serão quatro encontros de 8 horas cada quando serão realizadas oficinas  relacionadas as propostas de trabalho escolar que concebam a pedagogia de projetos como uma das metodologias que possibilitam uma melhor participação dos estudantes no dia a dia da escola. A partir de trabalhos práticos e também de aprofundamentos teóricos, os professores da rede municipal, participantes do projeto de extensão são convidados a conhecer propostas atuais de trabalho e metodologias escolares que entendam a cognição e a afetividade como indissociáveis nas atividades de ensino.

O encontro do dia 24 de maio ocorreu no SESC de Jacarezinho e contou com a participação de aproximadamente 70 professores, além de acadêmicos do curso de Licenciatura em Química do IFPR que colaboraram com a organização do evento.