Professor do Campus Jacarezinho publica o primeiro livro sobre branqueamento de alimentos em nível mundial – Campus Jacarezinho

Notícias

Professor do Campus Jacarezinho publica o primeiro livro sobre branqueamento de alimentos em nível mundial

Publicado em

Copiado!

O Prof Felipe Richter Reis, do IFPR Campus Jacarezinho, publicou recentemente – em dezembro, a versão e-book e em janeiro, a versão capa dura – o primeiro livro sobre branqueamento de alimentos em nível mundial. O processo de branqueamento pode ser aplicado antes de outros tratamentos, como a secagem, a esterilização e o congelamento, tendo como finalidade principal inativar enzimas que causam deterioração de alimentos como frutas, hortaliças, cogumelos, etc. Durante a obtenção de produtos como brócolis congelados, extrato de tomate, cogumelos desidratados (funghi), é comum branquear a matéria-prima, ou seja, imergir o alimento em água quente, geralmente durante 2 a 5 min.

A editora Springer, mesma em que o professor publicou seu primeiro livro, é uma das gigantes do mundo editorial, com sede em Heidelberg – Alemanha – e Nova York – EUA. Felipe atuou como editor (organizador) e autor de quatro dos sete capítulos, sendo que os demais foram escritos por pesquisadores parceiros da UFPR e UTFPR. Outros benefícios do branqueamento nos alimentos incluem: redução da carga microbiana e da gordura absorvida em batatas fritas, redução da geração de compostos cancerígenos em alimentos assados e fritos e do tempo de secagem, melhoria de cor e textura, aumento da biodisponibilidade de compostos promotores da saúde (bioativos) e diminuição do teor de agrotóxicos. Todos estes temas são abordados na obra New Perspectives on Food Blanching (2017), disponível para venda no site da editora (www.springer.com) e também em outros como amazon, playstore, e itunes.

Topo