1º Balaio Cultural do Ano no IFPR Jacarezinho – Campus Jacarezinho

Balaio Cultural

1º Balaio Cultural do Ano no IFPR Jacarezinho

O IFPR Campus Jacarezinho, realizou no último dia 30/03 o 1º Balaio Cultural de 2017.  O evento advém de um projeto piloto que foi idealizado pela equipe multidisciplinar da SEPAE Campus Jacarezinho há 3 anos. Atualmente institucionalizado, o evento acontece bimestralmente e encontra-se no calendário escolar, assim como a Roda de Conversa e o IFormando – outras atividades desenvolvidas pela nossa equipe multidisciplinar.

Enquanto instituição educacional, o Instituto Federal do Paraná Campus Jacarezinho, para além da formação técnica, tem por objetivo a formação de cidadãos, pessoas que sejam ricas em pensamento crítico, conhecimento sociocultural, e principalmente seres sociais que se importam com o próximo. Sabemos que ao fomentar a prática cultural no meio educacional, auxiliamos também neste âmbito, visto que as escolas têm como princípio primordial ser formador de cidadãos.

Assim, o Balaio Cultural vem ao encontro desta formação em plenitude, onde nossos estudantes podem ter contato com inúmeras culturas, tornando-se cada vez mais seres humanos conscientes e responsáveis pela transformação da realidade social em que está inserido. Ressaltamos que a ideia é fazer com que o estudante tenha participação em seu grupo social ativa e afetivamente, “apropriando-se de valores, crenças, conhecimentos acadêmicos e referenciais sócio-históricos” (DESCHAMPS, 2016).

Nesta primeira edição anual, o tema norteador foi a questão de gênero. O evento foi composto por atividades extra-curriculares, com a participação de diversos profissionais internos e externos a comunidade, onde foi proporcionado a prática esportiva, musical, critica e formativa de cada participante.