Professores do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais visitam Campus do IFPR Jacarezinho – Campus Jacarezinho

Com o objetivo de trocar experiências e conhecer outros modelos de metodologias de ensino, um grupo composto por 23 pessoas, incluindo o Pró-Reitor de Ensino, o Diretor de Ensino Médio e Técnico, os Diretores de Ensino de todos os campi, alguns coordenadores de cursos e outros membros da equipe pedagógica do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais visitou o campus do IFPR de Jacarezinho nos últimos dias 13 e 14.

Durante o encontro, os visitantes vivenciaram as transformações ocorridas no Campus Jacarezinho após a mudança curricular ocorrida em 2015, tanto no aspecto pedagógico quanto administrativo. Entre os temas tratados, destacam-se: o histórico da implementação do novo currículo; os impactos da recente mudança da LDBEN; o sistema de gerenciamento de desempenho acadêmico; interação com a equipe pedagógica, secretaria e Seção Pedagógica e Assuntos Estudantis.

O ápice das atividades consistiu na interação entre a equipe mineira com os estudantes do Ensino Médio Integrado do campus. Ao longo das conversas programadas e informais, os colegas mineiros puderam perceber a visão discente sobre o projeto curricular, que se organiza em Unidades Curriculares interdisciplinares e multietárias, cujas prioridades são o protagonismo do estudante, a estratégia de organização do itinerário formativo, a autonomia e a relação com os tutores.

De acordo com o Pró-Reitor de Ensino do IFNMG, professor Ricardo Magalhães Dias Cardozo, no site da própria instituição: “A visita tem por objetivo dialogar acerca das possibilidades de inovações no ensino integrado ofertado e repensar o papel do Instituto diante do atual contexto da diversidade das várias formas de expressão da juventude. A partir dessa reflexão pretende-se implementar projetos inovadores em parceria com os campi do IFNMG”.

O diretor de ensino do campus, Rafael  Ribas Galvão, destacou a visita como algo estratégico para a disseminação de propostas inovadoras no âmbito federal: “Estamos muito felizes em saber que a proposta construída coletivamente em nosso campus tem chamado atenção ao ponto de inspirar a implantação em outros estados. Até o momento, já conversamos e expusemos nossas realizações e experiência para várias instituições no Paraná, em São Paulo e na Bahia, mas essa parceria com Minas Gerais é um passo importantíssimo em direção a uma real transformação.”, afirmou Galvão.

Ao final do encontro, servidores das duas instituições se comprometeram a dar continuidade a parceria como forma de fortalecer a rede federal de educação.