Balaio Cultural Acessível – Campus Jacarezinho

Balaio Cultural Acessível

Dia 11 de setembro aconteceu no IFPR/Campus Jacarezinho o Balaio Cultural Acessível, que promoveu oficinas para sensibilizar os estudantes quanto à acessibilidade e possibilitou o contato com alguns recursos que podem ser utilizados para este fim. Esta edição contou com a presença da equipe da APAE/Jacarezinho; CADD; da professora Rosângela que ministrou a oficina “Introdução ao Braile”, dentre outras.  A novidade durante o evento ficou por conta da participação  do Centro de Treinamento Fabio Rusig de Jiu-Jitsu.  O tema do evento “Acessibilidade” foi escolhido pelo fato deste mês ser dedicado à luta das pessoas com deficiência e também época em que as comunidades surdas de todo o mundo relembram momentos históricos e conquistas sociais ao longo de mais de 100 anos. Além disso, o mês é dedicado também à campanha Setembro Amarelo, cujo principal objetivo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio e por isso o evento contou com duas oficinas dedicadas ao tema da saúde mental, sendo uma delas denominada “Terapia Comunitária”, ministrada por Bia Gatzke e que faz parte do projeto de mesmo nome, idealizado pelo servidor Marcos Hoffmann, psicólogo do campus, cujo objetivo é a promoção de ações que contribuam para a saúde mental de nossos estudantes.