EQUIPES FINALIZAM AS ETAPAS “TRILHA TSA” E ESTÃO PRONTAS PARA APRESENTAR SUAS STARTUPS – Campus Jacarezinho

Nessa sexta-feira, 30 de junho, foi realizada a última etapa da “Trilha TSA: Tecnologia, Saúde e Alimentação”, fruto de uma parceria entre o Instituto Federal do Paraná (IFPR), a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e o SEBRAE, todos da cidade Jacarezinho. Nesta etapa ocorreu um meetup, comandando por Luciana Yuri Shirado, no qual as equipes puderam se reunir para falar sobre suas Startups, suas experiências com a trilha e sobre como o caminho percorrido ajudou na construção e consolidação de suas ideias. Esse meetup foi o último passo para a apresentação das startups à comunidade, evento que ocorrerá em agosto, ainda sem data definida.

O encontro durou aproximadamente cinco horas e contou com a presença de muitas equipes inscritas. Yuri afirma que o meetup foi supreendente. Para ela, “os alunos participaram e interagiram entre si, propondo sugestões de melhoria durante as apresentações”. A consultora ainda ressalta que “algumas das equipes estão em estágio de validação e teste da proposta, o que demonstra a aplicação e dedicação junto ao Programa de Trilhas”. Para ela, isso reafirma como o processo de aprendizagem por meio de trilha gera bons resultados.

Odemir Capello, diretor do SEBRAE – Jacarezinho, ressalta a simbologia de iniciativas como a Trilha TSA. Segundo ele, as trilhas “representam um novo momento para o desenvolvimento empresarial do Norte Pioneiro, pois, ao contrário de outros tempos, não precisamos mudar para grandes centros para termos oportunidades, elas estão aqui também, e podem ser desenvolvidas pelos empreendedores da região”. Welk Daniel, professor e chefe do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto Federal do Paraná – campus Jacarezinho – concorda com Capello. “Acredito que o ambiente proporcionado pela trilha startup acaba se tornando algo decisivo para que os nossos estudantes do IFPR sejam provocados de forma prática para o universo do empreendedorismo e da inovação”, afirma.

Tatiany Xavier de Godoi, representante da AITEC – UENP, uma das responsáveis por organizar as etapas da trilha, também se mostrou empolgada com os resultados da Trilha. Ela diz que, em seu Ensino Médio, teve poucas oportunidades de capacitação empreendedora e que sente falta desse conhecimento. Segundo Tatiany, “a Trilha TSA oferece uma visão prática do que é empreender aos alunos, o que lhes proporcionará bases para enfrentar o mercado de trabalho”.

Antes desse Meetup, outras cinco etapas da Trilha TSA ocorreram no campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná. A consultoria inicial foi realizada por Márcio Anderson Araújo. Nessa primeira etapa, as equipes estudaram a respeito de como confeccionar e apresentar um Pitch, procedimento fundamental na divulgação de uma startup. Nos dias 01 e 02 de junho, as consultorias de Desing Think e CANVAS aconteceram sob o comando da consultora Maria Rosilene Sabino Dinato. Nessas etapas, as equipes puderam aprofundar e sistematizar o conhecimento a respeito de vários aspectos de suas startups.

Rosi, como também é conhecida, comandou ainda as etapas do dia 20 e do dia 26 de junho, nas quais foram ofertadas as consultorias de Gestão de Projetos e MVP, dois importantes passos para a delineação e caracterização de uma startup. Todas essas consultorias foram oferecidas às equipes participantes da Trilha TSA pelo SEBRAE para aprimorar o conhecimento que os estudantes possuem a respeito da área em que querem empreender e, assim, proporcionar melhores resultados.

Com o fim da trilha, as esquipes homologadas irão participar da apresentação de suas startups em agosto, em data a ser definida. Nessa apresentação, as três melhores serão premiadas e confirmadas na GeniusCon.2017, segunda edição do evento de empreendedorismo e inovação que ocorrerá em Jacarezinho.