Cursos Técnicos Cursos Superiores
Página Inicial » Notícias » asdCampus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná inaugura Trilha Tecnológica em Parceria com o SEBRAE e com a Universidade do Norte do Paraná (UENP)

quinta-feira, 11 de maio de 2017 - 10:08 AM

Na última semana, o Campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná organizou dois eventos que marcaram a abertura da “Trilha T.S.A: Tecnologia, Saúde e Alimentação”. Essa trilha consiste em um ciclo de encontros e consultorias voltados para a educação empreendedora e para o desenvolvimento de startups. Trata-se de um evento interinstitucional, pois conta com a colaboração do SEBRAE e da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

O primeiro evento de abertura foi um Talkshow realizado no campus do Instituto Federal de Jacarezinho, no período da manhã, para os alunos ingressantes em 2014, 2015 e 2016. Foi uma divertida conversa coordenada pelo professor Mairus Prete, que contou com a presença de Fabiano Teodoro (RAIS), Cristiano Teodoro (HOTMILK – Aceleradora da PUC-PR) e Marlon Pascoal (CABENCASA). Foram abordados temas como características da alma empreendedora e experiências na área de inovação e de desenvolvimento de startups.

Segundo o professor Mairus, o evento foi, sobretudo, incentivador para os alunos que sonham em desenvolver sua ideia e fazer a diferença no mundo. Já a professora Renata, uma das coordenadoras do evento, afirma que os “cases” de sucesso apresentados pelos convidados inspiraram os alunos a colocar a mão na massa e tirar suas ideias do papel. Héber, coordenador do curso técnico de informática e um dos coordenadores do evento, acrescenta, por fim, que o Talkshow veio ao encontro dos assuntos que os alunos debatem nas Unidades Curriculares de Empreendedorismo, Inovação e Propriedade Intelectual.

O outro evento foi a abertura solene que aconteceu na mesma semana, no Anfiteatro PDE, na Universidade Estadual do Norte do Paraná para estudantes graduandos desta Universidade e do Instituto Federal do Paraná. Foi um momento bastante esclarecedor, visto que as falas de Antonio Stabelini Neto (Diretor do Centro de Ciências da Saúde -CCS), Mairus Prete (Chefe da Seção de Estágios e Relações Comunitárias do Campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná), Odemir Capello (Consultor chefe do SEBRAE) e Rodolfo Fiorucci (diretor do Campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná) mostraram como as três instituições estão engajadas em modificar a realidade da região por meio da educação empreendedora.

É importante ressaltar que a “Trilha T.S.A. Tecnologia, Saúde e Alimentação” está ligada a duas outras iniciativas de sucesso: o Sistema Regional de Inovação (SRI) e a GeniusCon.2017. Este é evento nasceu no coração do campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná com ajuda do SEBRAE e tornou-se referência em inovação e empreendedorismo na Região do Norte Pioneiro. Aquele é uma inciativa coordenada pelo SEBRAE que visa a aproximar diversas instituições locais para criar um sistema integrado com objetivo de discutir estratégias de desenvolvimento tecnológico para região.

« « Reunião de Pais e Entrega de Boletins   Inscrições abertas para a “Trilha Tecnologia, Saúde e Alimentação” » »