Cursos Técnicos Cursos Superiores
Página Inicial » Notícias » asdCampus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná inaugura Trilha Tecnológica em Parceria com o SEBRAE e com a Universidade do Norte do Paraná (UENP)

Campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná inaugura Trilha Tecnológica em Parceria com o SEBRAE e com a Universidade do Norte do Paraná (UENP)

quinta-feira, 11 de maio de 2017 - 10:08 AM

Na última semana, o Campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná organizou dois eventos que marcaram a abertura da “Trilha T.S.A: Tecnologia, Saúde e Alimentação”. Essa trilha consiste em um ciclo de encontros e consultorias voltados para a educação empreendedora e para o desenvolvimento de startups. Trata-se de um evento interinstitucional, pois conta com a colaboração do SEBRAE e da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

O primeiro evento de abertura foi um Talkshow realizado no campus do Instituto Federal de Jacarezinho, no período da manhã, para os alunos ingressantes em 2014, 2015 e 2016. Foi uma divertida conversa coordenada pelo professor Mairus Prete, que contou com a presença de Fabiano Teodoro (RAIS), Cristiano Teodoro (HOTMILK – Aceleradora da PUC-PR) e Marlon Pascoal (CABENCASA). Foram abordados temas como características da alma empreendedora e experiências na área de inovação e de desenvolvimento de startups.

Segundo o professor Mairus, o evento foi, sobretudo, incentivador para os alunos que sonham em desenvolver sua ideia e fazer a diferença no mundo. Já a professora Renata, uma das coordenadoras do evento, afirma que os “cases” de sucesso apresentados pelos convidados inspiraram os alunos a colocar a mão na massa e tirar suas ideias do papel. Héber, coordenador do curso técnico de informática e um dos coordenadores do evento, acrescenta, por fim, que o Talkshow veio ao encontro dos assuntos que os alunos debatem nas Unidades Curriculares de Empreendedorismo, Inovação e Propriedade Intelectual.

O outro evento foi a abertura solene que aconteceu na mesma semana, no Anfiteatro PDE, na Universidade Estadual do Norte do Paraná para estudantes graduandos desta Universidade e do Instituto Federal do Paraná. Foi um momento bastante esclarecedor, visto que as falas de Antonio Stabelini Neto (Diretor do Centro de Ciências da Saúde -CCS), Mairus Prete (Chefe da Seção de Estágios e Relações Comunitárias do Campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná), Odemir Capello (Consultor chefe do SEBRAE) e Rodolfo Fiorucci (diretor do Campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná) mostraram como as três instituições estão engajadas em modificar a realidade da região por meio da educação empreendedora.

É importante ressaltar que a “Trilha T.S.A. Tecnologia, Saúde e Alimentação” está ligada a duas outras iniciativas de sucesso: o Sistema Regional de Inovação (SRI) e a GeniusCon.2017. Este é evento nasceu no coração do campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná com ajuda do SEBRAE e tornou-se referência em inovação e empreendedorismo na Região do Norte Pioneiro. Aquele é uma inciativa coordenada pelo SEBRAE que visa a aproximar diversas instituições locais para criar um sistema integrado com objetivo de discutir estratégias de desenvolvimento tecnológico para região.



Para acompanhar as notícias do IFPR em tempo real assine nosso Feed(RSS), ou siga nosso perfil no twitter.

Galeria de Imagens

« « Reunião de Pais e Entrega de Boletins   Inscrições abertas para a “Trilha Tecnologia, Saúde e Alimentação” » »